domingo, 27 de abril de 2008

O MEU AMOR EXISTE


O meu amor tem lábios de silêncio

E mãos de bailarina

E voa como o vento

E abraça-me onde a solidão termina

O meu amor tem trinta mil cavalosA galopar no peito

E um sorriso só dela

Que nasce quando a seu lado eu me deito

O meu amor ensinou-me a chegar

Sedento de ternura

Sarou as minhas feridas

E pôs-me a salvo para além da loucura.

O meu amor ensinou-me a partir

Nalguma noite triste

Mas antes, ensinou-me

A não esquecer que o meu amor existe.


Letra e música: Jorge Palma

Pintura: GUSTAVE KLIMT

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Ao fim de algum tempo de criar este blog, finalmente arranjei tempo para escrever e começo precisamente por falar numa das coisas que mais AMO, a Enfermagem.
Quem me conhece sabe que estou a poucos meses de terminar o curso, curso esse com muitas falhas pedagógicas mas que é das coisas que mais me faz sentir viva...e agradeço por isso.
O facto de lidar com aquilo que é de mais inato no Homem, o instinto de sobrevivência, mostra-me que por muito que se mostre e se tente mostrar, estamos todos no mesmo nível quando adoecemos e temos que nos agarrar a qualquer coisa que nos prenda e nos alegre a vida.
A primeira que surge, frequentemente se prende, com questões de foro religioso. Por isso quando vou ver se os meus doentes estão bem (dentro do possivel) respondem "sim, graças a Deus"...
Esta afirmação foi alvo de reflexão aquando uma tarde atribulada de trabalho acompanhando o meu Tutor.
Diz ele: "Andamos aqui a fazer de tudo para que estejam bem e depois dão graças a Deus..."
A minha resposta foi imediata e ele acabou por me dar razão. "Pois é senhor Enfermeiro mas não se preocupe, a Enfermagem sempre esteve enraizada à caridade...por isso isso também engloba a Deus..."
Sim, é verdade...a Enfermagem sempre foi associada a caridade, a voluntariado e por isso dificilmente conseguimos impor a nossa profissão ao nível de qualquer outra. Basta pensar, Enfermagem é uma profissão liberal mas mesmo assim, quem quiser ganhar a vida nesta Arte tem de trabalhar por conta de outrém pois as pessoas em geral ainda não se consiencializaram de que os cuidados de enfermagem também são pagos como qualquer serviço que se presta.
Apesar de tudo....AMO O QUE FAÇO!

Enfermagem

Enfermagem
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Dentro do estereótipo do profissional de enfermagem, temos a figura da mulher, que aqui aparece em uniforme padrão, em cartaz da marinha dos Estados Unidos.
Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção e proteção da saúde e prevenção e recuperação de doenças.
O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.
Como profissão, o enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Dentro da enfermagem, entretanto encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem (nível médio). Ambos são confundidos com o enfermeiro, mas são profissões distintas, possuíndo funções específicas. No entanto existem países, (ex:Portugal) onde não existem estas subdivisões.O Enfermeiro de cuidados gerais exerce todas as funções enerentes ao seu cargo, previsto na carreira de enfermagem, não existindo desta forma duvidas quanto á função de cada elemento da equipa multidisciplinar.
Prestam assistência ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade.

História
Em seus primórdios tinha estreita relação com a maternidade, e era exclusivamente feita por mulheres. Desta "seleção exclusivamente para mulheres", a enfermagem prosseguiu, de novo pelas mulheres que exerciam a profissão mais antiga do mundo, prostituição, alargando a prestação de cuidados ao sexo masculino, dos moribundos da guerra. Eram escolhidas as prostitutas por estas conhecerem melhor que as outras mulheres o corpo dos homens, em todas as suas vertentes, íntima também. A enfermagem moderna, com a suas bases de rigor técnico e cientifico, começou a se desenvolver no século XIX, através de Florence Nightingale, que estruturou seu modelo de assistência depois de ter trabalhado no cuidado de soldados durante a guerra da Criméia. a sua assistência baseada em fatos observáveis prestou valiosos contributos na recuperação dos moribundos, e iniciou uma nova vaga do conhecimento em enfermagem, pela cientificidade que lhe impunha. caracteriza-se por efetuação de refistos clínicos, dando origem à implementação do, ainda atual, e mundialmente adaptado, processo clínico do doente.

Florence Nightingale
A North American Nursing Association- NANDA, define Enfermagem como o diagnóstico e tratamento de respostas humanas a problemas reais e ou potenciais de saúde. (NANDA)
A enfermagem tem atualmente uma linguagem própria, constantemente atualizada e editada pelo Conselho Internacional de Enfermeiras (ICN), designada por Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE). Esta classificação guia os enfermeiros na formulação de diagnósticos de enfermagem, planejamento das intervenções e avaliação dos resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem.
Existe também a NANDA, um manual padronizador de diagnósticos de enfermagem, da North American Nursing Diagnosis Association, no qual os diagnósticos reais e de risco são listados com suas características definidoras e seus fatores relacionados.
Portanto, a enfermagem é um trabalho de perfeita ordem com responsáveis a serviço da saúde, implementando, desenvolvendo, coordenando serviços, havendo até certas e determinadas classes profissionais que lhe atribuem , com desdém, a manipulação dos serviços de saúde dado o elevado número de profissionais que se verificam, e pelo brilhantismo superior com que projectam novos interfaces e políticas de saúde, com principal enfâse nas políticas de promoção da saúde. destaca-se neste campo, a implementação de programas de vacinação que nasceram da enfermagem comunitária do arquipélago dos açores, implementada por enfermeiros açorianos e que rapidamente se estendeu ao portugal continental.

domingo, 13 de abril de 2008

Bem vindos!

Bem vindos às minhas primeiras andanças como blogger! O que vai sair daqui ainda é uma incógnita mas certamente será sempre sempre à minha maneira!

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Cada Lugar Teu


Sei de cor cada lugar teu

atado em mim, a cada lugar meu

tento entender o rumo que a vida nos faz tomar

tento esquecer a mágoa

guardar só o que é bom de guardar

Pensa em mim protege o que eu te dou

Eu penso em ti e dou-te o que de melhor eu sou

sem ter defesas que me façam falhar

nesse lugar mais dentro

onde só chega quem não tem medo de naufragar

Fica em mim que hoje o tempo dói

como se arrancassem tudo o que já foi

e até o que virá e até o que eu sonhei

diz-me que vais guardar e abraçar

tudo o que eu te dei

Mesmo que a vida mude os nossos sentidos

e o mundo nos leve pra longe de nós

e que um dia o tempo pareça perdido

e tudo se desfaça num gesto só

Eu Vou guardar cada lugar teu

ancorado em cada lugar meu

e hoje apenas isso me faz acreditar

que eu vou chegar contigo

onde só chega quem não tem medo de naufragar


Mafalda Veiga