quarta-feira, 16 de abril de 2008

Ao fim de algum tempo de criar este blog, finalmente arranjei tempo para escrever e começo precisamente por falar numa das coisas que mais AMO, a Enfermagem.
Quem me conhece sabe que estou a poucos meses de terminar o curso, curso esse com muitas falhas pedagógicas mas que é das coisas que mais me faz sentir viva...e agradeço por isso.
O facto de lidar com aquilo que é de mais inato no Homem, o instinto de sobrevivência, mostra-me que por muito que se mostre e se tente mostrar, estamos todos no mesmo nível quando adoecemos e temos que nos agarrar a qualquer coisa que nos prenda e nos alegre a vida.
A primeira que surge, frequentemente se prende, com questões de foro religioso. Por isso quando vou ver se os meus doentes estão bem (dentro do possivel) respondem "sim, graças a Deus"...
Esta afirmação foi alvo de reflexão aquando uma tarde atribulada de trabalho acompanhando o meu Tutor.
Diz ele: "Andamos aqui a fazer de tudo para que estejam bem e depois dão graças a Deus..."
A minha resposta foi imediata e ele acabou por me dar razão. "Pois é senhor Enfermeiro mas não se preocupe, a Enfermagem sempre esteve enraizada à caridade...por isso isso também engloba a Deus..."
Sim, é verdade...a Enfermagem sempre foi associada a caridade, a voluntariado e por isso dificilmente conseguimos impor a nossa profissão ao nível de qualquer outra. Basta pensar, Enfermagem é uma profissão liberal mas mesmo assim, quem quiser ganhar a vida nesta Arte tem de trabalhar por conta de outrém pois as pessoas em geral ainda não se consiencializaram de que os cuidados de enfermagem também são pagos como qualquer serviço que se presta.
Apesar de tudo....AMO O QUE FAÇO!

Sem comentários: